domingo, 30 de março de 2008

O POUSO DAS GARÇAS

Faz tempo que descobri que nós, aqui em São Lourenço, também temos nosso Pouso das Garças, nosso ninhal, bem ali na Ilha dos Amores, no Parque das Águas.

E assim, outro dia, munida de máquina e paciência, fui observar esse processo tão interessante que acontece, religiosamente todos os dias, quando a noite vai se aproximando.

Em torno das 17h, agora em março, elas começam a chegar. E não pude deixar de compará-las a nós, seres humanos, com suas personalidades e hábitos tão diferentes entre si. As mais metódicas e organizadas chegam mais cedo para escolher o melhor lugar.
Algumas vêm em bandos, outras solitárias. Umas exibicionistas, voejam sobre as águas antes de se acomodarem.
Observei também (grudada na tela, do lado de fora do Parque), que normalmente elas vêm de 2 direções : do São Lourenço Velho e do Cafundó. Umas poucas passaram por cima da Prefeitura.

A tarde vai caindo, e a árvore maior ficando lotada, mas, logo ao lado, tem outra menorzinha que também vai sendo ocupada.
Saí do meu posto de observação às 18h15m. A iluminação já não estava muito boa para minha máquina, e elas continuavam chegando. E a árvore ainda não estava totalmente branca, que é como fica, num belíssimo espetáculo de luz e sombra !
Fiquei pensando nas retardatárias, que, certamente aproveitam até o último raio de sol antes de se recolherem para o descanso noturno, mesmo correndo o risco de ficarem mal acomodadas.
Lembrei da cigarra e da formiga, e fiquei imaginando quem estaria mais certa. Quem seria mais feliz...






Um comentário:

  1. Muito lindo! Sua descrição me encantou. Quando visito minha mãe costumo admirar, à tardezinha, o retorno das garças para o parque. É tão lindo o vôo sincronizado e realmente, tem umas que são solitárias.

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!