sexta-feira, 10 de outubro de 2008

SOBRADOS - retratos de uma época

Antes do "progresso" chegar o Homem era mais prático facilitando sua forma de viver. Construia a residência na parte de cima, e seu comércio em baixo, ficando dessa forma perto de casa, junto da família, que muitas vezes trabalhava com ele na loja. Em São Lourenço ainda existem uns poucos e encantadores sobrados que podem servir de exemplo para tempos futuros...

O branco da foto já abrigou também a Prefeitura da cidade. Algumas reformas foram feitas, mas mantém a aparência original, acrescida de interessantes jardineiras nas portas da loja.

Já pensaram que maravilha ficaria S.L. se todas as lojas tivessem jardineiras floridas na calçada ?


Este pequenininho mantém as janelas bonitas, e graciosos detalhes em cor contrastante.
Saudosa Casa Diamante...
Seu imponente sobrado de esquina, em "pó-de-pedra", como se dizia nos tempos idos, ainda mantém o belo nome na fachada, e na calçada. Pena que mudaram a cor da extremidade esquerda, na foto...
Outro belo sobrado, de esquina, que conserva as janelas antigas. Na calçada ainda se lê "Armazém Lage".
Construções tão bonitas, mas que não são valorizadas pela maioria das pessoas que por elas passam sem observá-las.
Eu gostaria de saber um pouco mais sobre elas...

No Rio de Janeiro, há uns bons anos atrás, foi feito um excelente trabalho de conscientização e valorização desses sobrados existentes no centro da cidade. Foi criado um "Corredor Cultural" por essa área e visitas guiadas foram organizadas por um historiador que mostrava detalhes invisíveis para os comuns mortais apressados.
Os lojistas fora convencidos a retirarem os enormes e modernos cartazes de suas lojas, deixando à mostra a beleza das construções. Um bom programa de domingo era passear por essas ruas admirando o trabalho minucioso e delicado de uma época tão romântica.

2 comentários:

  1. Olá Flora. Sobradinhos um pouco esquecidos, não muito bem tratados (vê como a Casa Diamante está suja?), mas ainda assim, simpáticos. Dê a essas construções maiores cuidados e destaque, e você terá belos espaços para abrigar uma oficina de teatro, um espaço cultural, um conservatório, etc. Sobre o "pó de pedra", nunca mais vi ser usado. Era mesmo muito comum por aqui. Assim como as paredes com caquinhos de espelho, que de tão bregas, mas tão bregas, tornavam-se simpáticas. Talvez pela ingenuidade interiorana em usá-los daquele modo. Felizmente esses sobradinhos, ainda que malcuidados, não viraram cortiços, como os muitos existentes em São Paulo. Gostei do tópico. Aguardo o próximo. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Benvindo(a) seja H.G.M., com suas sábias observações !
    V. refrescou minha memória sobre os caquinhos de espelho, pois nem lembrava mais de tais aderêços.
    Realmente, coisas que são bregas/cafonas/jecas,etc., muitas vezes tornam-se belas (ou simpáticas) quando cobertas pela poeira do tempo...
    Eu lastimo imensamente que sobrados, ou casas antigas, não sejam aproveitados para esses fins que v. citou, pois seriam perfeitos para tal uso.
    Lembro também que, lá no Rio, quando eu era criança,ouvia meus pais comentarem sobre as paredes recobertas de "pó de pedra" como coisa de "gente rica".
    Histórias...
    Abraço
    Flora Maria

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!