sábado, 8 de novembro de 2008

MARQUISES DE VIDRO

Passei umas boas horas da noite deste sábado pesquisanto marquises de vidro e não encontrei o que queria... Quando conheci Curitiba - cidade modelo e uma das minhas preferidas - fiquei maravilhada com as lindas marquises de vidro existentes em lojas no centro da cidade. Mas na fracassada pesquisa de hoje não consegui encontrar fotos.Há alguns anos descobri essa preciosidade aqui em S. Lourenço, e creio que é a única existente (ou resistente ?)
A da foto abaixo bisbilhotei num corredor lateral de uma residência.
Na pesquisa sobre Curitiba encontrei muitas construções atuais usando o vidro, e entre outras estão a Rua 24 horas e o esplendorosíssimo Palácio de Cristal do Jardim Botânico que, infelizmente, não conheço pessoalmente, pois não existia durante minha última visita a essa cidade-jardim em 1989.

O vidro dá leveza e transparência aos ambientes, além de ser um material 100% reciclável.
As lindas marquises foram muito usadas nos anos 1800 e início de 1900, numa época em que não havia perigo em se ter telhado de vidro...

4 comentários:

  1. Minha querida Flora, o povo mineiro é muito previdente, e certamente segue aquele ditado, "quem tem marquise de vidro não joga pedra na marquise de ninguém". Por isso, ter marquise de vidro seria um risco, que não vale a pena correr. Cometi uma sutil licenciosidade prosaica, que não influi, nem contribui, para a veracidade da afirmativa.
    As marquises de vidro são um charme, mas a praticidade dos tempos modernos acabou com a opção pelo mais belo.
    Beijos
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  2. É Gilberto...
    Que triste fica o mundo quando trocamos a beleza, a delicadeza e o glamour pela praticidade, pela comodidade e pela velocidade.

    Mas eu continuo jogando pérolas aos porcos... Afinal, eles são tão bonitinhos.
    Beijo
    Flora Maria

    ResponderExcluir
  3. olá Flora!
    Marquises de vidro são mesmo muito bonitas e agradáveis, porém não fazem sombras e aqui em BH se alguém pensou em fazer uma, com certeza já desistiu depois da última chuva de pedra que tivemos.

    ResponderExcluir
  4. É, Toque Musical, você tem razão, mas não é uma boa oportunidade para os fazedores de marquises de vidro venderem os seus produtos ???
    Brincadeiras à parte, sei que existem restrições, mas...

    Adorei sua visita !
    Volte sempre, para conhecer os cantos e recantos da minha querida cidade.
    Um abraço
    Flora Maria

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!