sábado, 27 de fevereiro de 2010

FAZENDA RAMON - A história de muito trabalho

O Hotel Fazenda Ramon, localizado em São Lourenço - MG, é considerado o primeiro hotel-fazenda do Brasil.

Fruto de muito trabalho e determinação, a Fazenda nasceu do sonho de um homem.
Ramon Fernandes Lopes, nasceu na Espanha, em Monfort de Lemos, Província de Lugo, a 23 de fevereiro de 1884.
Imbuído do espírito aventureiro de seus ancestrais, resolveu tentar na América do Sul uma vida mais fácil e, possivelmente, fazer uma grande fortuna.


Escolheu a Argentina para concretizar seus sonhos e embarcou em um navio de carga e passageiros, cujo destino era Buenos Aires. A data: fins de 1908.
Na Espanha ficava a esposa, D. Ramona, e dois filhos.
No Rio de Janeiro o navio passou por uma revisão que levou alguns dias.
Desembarcou o espanhol, amou o país, e resolveu ficar por aqui.
Logo arranjou emprego de motorneiro da Ligth e o navio partiu faltando um passageiro...

E logo mandou buscar a esposa.

Em 1912 Ramon veio para Minas, como gerente dos Laticínios da Fazenda da Roseta, em Baependi. Algum tempo depois mudou-se para Conceição do Rio Verde, onde plantou, criou galinhas, porcos, algumas cabeças de gado e cavalos de sela. Era quase como um capataz, tomando conta de duas fazendos do mesmo patrão e era muito estimado por todos.

Juntou um dinheirinho que daria para a compra de um terreno, e ouvindo falar de São Lourenço, do progresso que já era uma realidade e das terras à venda nos arredores da cidade, partiu para conhecer essa nova terra.
Viu, Gostou, Comprou !

A 18 de maio de 1920 foi concretizado o negócio, e começaram a trabalhar a terra !
Havia de vencer, mesmo que alguns o achassem louco e considerassem que as terras não tinham valor algum. Foi um trabalho insano ! Drenagem das terras baixas e alagadas, beneficiamento das nascentes de águas puras, roçar o terreno.
Trabalho, muito trabalho !
O único meio de comunicação com a cidade era pela linha do trem ou por estreitas trilhas pelos morros vizinhos.

Sua morada era uma casa pequena, de pau-a-pique, exatamente no local onde é hoje a bonita sede da Fazenda Ramon. A família crescia e agora eram 13 filhos !

Em pouco tempo comprou mais terras, que anexadas às primeiras proporcionaram-lhe a facilidade para plantar 3.500 videiras de qualidades diversas, frutas variadas e flores, que encantavam pelo viço e beleza ! E deu-lhe o nome de "Fazenda Jardim". Surgiu assim um dos belos pontos turísticos de São Lourenço.

Famosos tornaram-se os seus doces de leite, os queijos, as frutas e a famosa farinha de mandioca de D. Ramona. Da fazenda, ia para o Rio de Janeiro, precisamente para a Fábrica do Elixir de Inhame Goulart, o mel que compunha o medicamento.

A Diretoria da Rede Sul Mineira concedeu-lhe uma pequena estação na fazenda: a Parada Ramon, que é atualmente um charmoso ponto de venda de artesanato de qualidade.

A estrada, ( aberta por Ramon e seus filhos, a picareta) que ligava a fazenda à cidade passava pelo bairro Cafundó (N. S. de Lourdes). A data: 1932

Em 1938 Ramon doou uma grande área, junto de sua fazenda, para a construção do Aeroporto de São Lourenço.

Ramon foi um grande amigo do Presidente Getúlio Vargas. Enviou a este um pedido de verba para a construção de uma ponte sobre o Rio Verde, ponte que facilitaria o acesso ao aeroporto.
A verba veio e a ponte se tornou realidade.

Em 2 de fevereiro de 1967 o velho Ramon faleceu.

Quem hoje vem passar momentos de lazer e tranquilidade na Fazenda Ramon, respirando o ar puro do campo, vivendo momentos de puro prazer em meio a natureza, certamente não poderia saber da longa e bela história que existe por trás do aprazível hotel de férias.

Agora já sabe...

Extraído dos livros:
"Nossa Gente, Nosso Orgulho" - Teresinha Villela
"Os Pioneiros Do Progresso de São Lourenço" - Fundação Municipal de Cultura

33 comentários:

  1. Olá!!
    E ler essas histórias está sendo uma delícia!
    Meus pais tem casa em Caxambu, e vamos sempre pra lá e arredores!
    Um grande abraço,
    ana de Toledo
    www.copacabanadetoledo.blogger.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana:
    Obrigada pela visita e comentário.
    Como encontrou meu blog ?
    Já visitei o seu, viu ?

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. natanael marcos fernandes pereira25 de outubro de 2010 às 09:00

    coloca as fotos dos cavalos do enio
    com o sobrinho dele

    obrigado!!!

    ResponderExcluir
  4. ADOREI!!!A FAZENDA É MUITO LLINDA MESMO!!!!

    ResponderExcluir
  5. Não entendi seu comentário, Natanael...

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cida:

    A Fazenda Ramon é muito linda, e carregada de história.
    Obrigada pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
  7. Saudades, a Fazenda Ramon me deixou doces lembranças,doces como as jabuticabas comidas ao
    ar livre em doce companhia. A fazenda é linda.
    Maria do Carmo

    ResponderExcluir
  8. Visitar a Fazenda Ramon é para mim, Maria do Carmo, uma volta aos meus tempos de menina !
    E isso é muito bom...

    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso, adorei ler essas informações da Fazenda Ramon. Lugar excelente para quem quer sossego e paz!

    ResponderExcluir
  10. Que bom você ter gostado dessa postagem, pois eu também gostei muito de fazê-la !
    Tenho um carinho especial pela eterna Fazenda Ramon, lugar de tantas recordações agradáveis.

    Obrigada pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
  11. Quantas boas lembranças deste hotel fazenda. Ia 2 vezes ao ano, de 76 a 81, entre os 5 e 10 anos. Tiro de Guerra, Morro do Skylab, Carverna do Morcego, do Urso, e diversos outros locais faziam parte do meu imaginário infantil. O casal de cães Fila Brasileiro, Barão e Baronesa. Desejo voltar para levar minha família qualquer dia desses.

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigada pela visita e comentário.
    A Fazenda Ramon é lugar de muitas lembranças agradáveis.
    Volte sim, trazendo sua família pois, apesar de ter mudado de dono, a fazenda continua um lugar muito bom para se passar dias encantadores.

    ResponderExcluir
  13. SOPU SOBRINHA NETA DE D RAMONA ESTIVE NA FAZENDASO UMA VEZ E MUITO BONITA SAUDADES DE ZECA ARILDO RAMONZINHOMEUS PRIMOS QUE CONHECI LA

    ResponderExcluir
  14. Oi, Heralda:
    Seu Ramonzinho continua firme e forte ! A Fazenda é muito bonita e é um marco de São Lourenço.
    Gostei de receber seu comentário !
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Olá Flora, que alegria senti encontrando o seu blog! Muito carinhosa e linda a maneira que descreveu a vida do meu avô. O sr Ramon Fernández Lopez foi uma pessoa admirável mesmo!! ��������

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ramona:
    Tenho um carinho muito grande pela Fazenda Ramon, pois ela fez parte da minha infância. Era impossível passar férias em S.L. e não visitar a Fazenda ! Aquele copinho (de papel encerado)com doce de leite e pazinha de madeira era uma delícia! Eu, meus filhos e meu neto tivemos a oportunidade de provar essa delícia!

    Obrigada pela visita e comentário!

    ResponderExcluir
  17. Eu era pequeno 1965 até 1970 minha família amiga do Sr Ramon e dona ramona.nao lembro o nome do primeiro mordomo meu nome Gil Ferreira Neto.( Gil Automoveis ) Tenho fotos da época com todos familiares lembrei o nome Casemiro dava sopa de batata

    ResponderExcluir
  18. Oi, Gil, é muito bom relembrar momentos vividos na infância, não é mesmo ?
    Muito obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flora muita saudade, Minha infância ai na fazenda, que bom que vc se lembra e participou desta parte de nossas vidas, inesquecíveis muita saudade eu sou o Linaldo filho da Lidia e do Arnaldo,vou sempre la na Fazendo

      Excluir
  19. Boa tarde Ramona! Estivemos pela terceira vez na fazenda. Chegamos hj..é tudo de bom mesmo.
    Acho que se houvesse um espaço bem legal contando a história da fazenda com fotos dos donos e moradores etc, seria muito atrativo e resgataria esta linda história. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Íamos muito quando éramos adolescentes nos anos 80 até 85. Fizemos muitos amigos como a Lígia e a Valéria netas da família Ramon. Agora com 51 anos pretendo voltar para levar meus filhos.

    ResponderExcluir
  21. Estou hospedado no hotel Ramon procurei conhecer a história. Muito bonita.

    ResponderExcluir
  22. Adoro o hotel fazenda Ramon e especialmente conhecer a história do Sr Ramon. Sou muito grata por pessoas como ele que lutaram e ajudaram a construir a história de uma cidade como são Lourenço.

    ResponderExcluir
  23. Fui a primeira vez para o Ramon, com 6 anos de idade, isso em 1969! Nunca mais deixei de ir. Conheci muita gente é até hoje, tenho muitos amigos que fiz por la! Minha infância e adolescência foram vividas naquele lugar incrível. Hoje na maior parte do ano, resido em São Lourenço, muitas histórias que relembro quando passo pela porta da Fazenda!

    ResponderExcluir
  24. Sou nascida em São Lourenço. Aos domingos, o passeio da família era a fazenda Ramon, não podia faltar o doce de leite no copinho com a pazinha de madeira. Uma delícia. Lembrança boa

    ResponderExcluir
  25. Sempre bom voltar ao passado e ter saudades dos bons tempos que estive na Fazenda Ramon.
    Ainda um dia voltarei.

    ResponderExcluir
  26. Amei conhecer a história deste hotel fazenda, estou hospedada aqui hoje e simplesmente amando o lugar.

    ResponderExcluir
  27. Sou frequentador de São Lourenço e a anos me ospedo aí na fazenda ramon, já tinhas visto fotos, mas não havia conhecimento dos fatos. Espetáculo

    ResponderExcluir
  28. Realmente a história dos meus bisavós é linda!Aquele sabor do verdadeiro doce de leite que era feito a vapor é inesquecível. Uma pena que os mais velhos estão indo,o último filho foi tio Ramonsinho.A fazenda em si esconde muitos segredos,a gruta do índio que é fantástica, a história do meu bisavô com Getúlio Vargas,Benedicto Valadares, Barão da Roseta,entre outras...muitas histórias que precisam ser exploradas.

    ResponderExcluir
  29. Estive em São Lourenço recentemente e fiquei curiosa em saber quem era o Ramon que tanto dá nome aos variados lugares, passei de "Maria fumaça" em frente ao hotel fazenda Ramon e fiquei admirada e com muita vontade de conhecer tbm o hotel, mas não tive tempo vai ficar p próxima com certeza, ainda mais agora lendo este artigo

    ResponderExcluir
  30. Estou retornando de um passeio incrível, sem dúvidas a fazenda Ramon é linda, agradável um lugar encantador quero voltar mais vezes. Fiquei curiosíssima para conhecer toda a história da fazenda Jardim e agora Ramon. Nunca tinha vindo a São Lourenço estou maravilhada. Que lugar lindo.

    ResponderExcluir
  31. Achei muito linda fazenda meus tios são de caxanbu mais foram para sua cidade natal Espanha na Galiza

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!