segunda-feira, 24 de maio de 2010

CAMINHANTE DA ESTRADA REAL

Voltando para casa, de carro, vejo passar um homem com tipo de peregrino e vestindo uma camiseta onde, de relance, li Diamantina. Logo disse ao meu marido: - Volta que eu quero conversar com ele !
Afinal de contas, não é todo dia que eu vejo um Caminhante da Estrada Real no Cafundó !

Júlio, o risonho peregrino, é um mineiro que mora no Rio de Janeiro há 30 anos. Decidido a fazer o percurso Diamantina-Parati, deslocou-se, de ônibus, do Rio até Diamantina para lá começar o longo percurso.


Chegou a São Lourenço hoje, 24/5/2010, após 65 dias de caminhada e espera levar mais uns 17 dias até Parati.
A Estrada Real está demarcada no bairro Cafundó (N. Sª. de Lourdes) pelos marcos de concreto.

Na sua camisa está escrito: "Mil km Diamantina-Parati Caminho do Ouro".
Na realidade, são 1040 quilometros.
Júlio caminha aproximadamente 25 km por dia, e às vezes descansa 2 dias nas cidades de pouso.


Dormiu em Caxambu e lá ficou 2 dias, aproveitando para conhecer o lugar. Aqui em São Lourenço deverá fazer o mesmo, antes de seguir para Pouso Alto.

Viajante solitário, Júlio está no Caminho Certo, percorrendo o roteiro encantado da Estrada Real.
Despedi-me dele, desejando boa caminhada e pensando se, algum dia, eu teria coragem de fazer o mesmo...

2 comentários:

  1. Flora,
    Muito obrigado pela divulgação
    Espero que isto incentive outras pessoas.
    Abraços
    Júlio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Júlio:
    Fiquei encantada por encontrar um caminhante da estrada real no meu bairro !
    Boa caminhada !

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!