sexta-feira, 2 de novembro de 2012

HOTEL SILVA - Para os Antigos. PARAÍSO - Para os Mais Jovens.


 Meus avós paternos começaram a frequentar S.Lourenço e suas águas curativas, a partir de 1942. Portuguêses, acostumados com esse tipo de tratamento  que era muito usado na sua terra natal, vieram para um hotel de um também português, o "velho Silva", como falavam carinhosamente.

 Vale a pena conhecer um pouquinho da história do Silva:
Com espírito sonhador e aventureiro, Antonio Silva fugiu da casa dos pais, lá em Portugal,  para realizar seu sonho de conhecer o Brasil, e  chegou no Rio de Janeiro.
Era ainda um adolescente, mas lutou muito, trabalhando com vontade de vencer e prosperou !  Casou, teve filhos. Mas sua esposa faleceu muito cedo. Logo Antonio ficou muito doente. O médico aconselhou-o a fazer uso das águas minerais e ele resolveu passar um tempo em S.Lourenço, deixando os filhos aos cuidados de uma irmã que também tinha vindo para o Brasil.
Aqui ele recuperou a saúde e encontrou um amor ! Casou em 1919 e em 1922 construiu o Hotel Silva, um dos primeiros da cidade.

Meus pais casaram em 1944 e passaram a lua-de-mel no Hotel Silva.
  Foi com muita alegria que encontrei  em 1990, quando vim passar um aniversário de casamento,  o sempre-eterno Hotel Silva do mesmo jeitinho, mantendo sua arquitetura original !

 Novos proprietários, o nome mudando para Hotel Paraíso, mas a beleza da década de 20 ficou preservada.
Melhoramentos que não comprometeram o estilo, foram feitos.

 O varandão agradável, com vista para o Parque II.

 A bela porta é antiga e quantas gerações passaram por ela...

 Lareira, em ambiente rústico e confortável.

 Os tacos são muito bonitos e devem ser originais.

 Piscina em ambiente refrescante.

 A janela é antiga, do tipo perfeito, com vidros e persianas.  As jardineiras exibindo bonitas begônias me agradam muito.

 Nessa foto as begônias estavam floridas !

 Como é bom ver a história de S.Lourenço mantida viva nessa construção tão antiga !
Esse hotel é um exemplo de que se pode atualizar sem destruir. Ter instalações bonitas, confortáveis, sem precisar por no chão e construir tudo de novo !!!

Aqui está o Hotel Silva, em 1942, e meu tio Alberto recostado no portão.
Dá para notar que a grade original foi mudada, e a porta principal também.  Mas as janelas continuam iguais.

Preciso voltar ao Hotel Paraíso para atualizar as minhas fotos, pois essas são um pouco antigas.
E aproveitar para mergulhar mais um pouco nos tempos idos, vivenciando em 2012 a energia de 1922...

8 comentários:

  1. Bom dia, Flora Maria.
    Esta sua postagem encheu o meu coração! :) Se há coisa que me faz feliz é ver um edifício antigo recuperado, preservado, mantendo os seus traços originais. E a história do Hotel, com raízes em Portugal, veio completar o quadro.
    Os nossos povos sempre unidos, muitos de vocês têm antepassados brasileiros, e nós por aqui sempre temos o tal parente que foi para o Brasil, em diferentes épocas, e não voltou... eu mesma tenho um tio que foi para o Rio nos anos 50, e ficou por lá até hoje. Veio cá uma única vez e voltou para aquela que se tornou a sua terra. É aí que tem filha e netos.
    Mas voltando ao "seu" Hotel, acho que o novo nome até que foi bem escolhido! :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cláudia:

    Eu também fico muito feliz quando uma construção antiga é restaurada !

    Essa história de vir de Portugal para "tentar a sorte" no Brasil era uma tradição dos antigos portuguêses, pelo menos na minha família. Assim vieram meus avós paternos e maternos e por aqui ficaram, só voltando para passear. Com exceção do meu avô materno que resolveu voltar para sua terra e ficou até sua morte.
    Minha avó voltou para o Brasil para ficar com a filha e os netos e aqui faleceu.

    Voltando ao Hotel Silva, realmente o novo nome é bem sugestivo...

    Obrigada pela visita.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Flora Maria
    nossa estava procurando esse Hotel..que meu pais passaram a lua de mel e eles queriam voltar pra os 50 anos de casado em outubro desse ano.
    E não conseguia achar o tal do "Hotel Silva".
    Nossa que bom..agora ja sei como antender o pedido de meus pais.
    grata pela reportagem
    Lindo mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, como você me fez feliz com seu comentário !!!

    Dá bastante trabalho fazer essas postagens, quando temos que fazer pesquisas para bem ilustrar o tema, mas vale cada hora gasta nesse trabalho quando atingimos esse objetivo de resolver um problema como esse de localizar algum lugar para alguém.

    Eu adoro pesquisar e vivo fazendo isso, e bem sei como é difícil - e às vezes impossível - encontrar informações sobre lugares ou pessoas. E quando as encontramos é mesmo uma alegria !

    Seu comentário iluminou meu dia e me fez ter certeza de que manter esse blog,, com histórias sobre S. Lourenço, vale muito a pena !

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Moca do nome bonito, sua postagem esta linda, sensivel e parece que estive la atraves dos seu olhar. bj
    Virginia Costa

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada, Virginia !
    Eu ando muito afastada dos blogs, por conta do tempo mais curto, e do Face que todos leem e acabamos escrevendo por lá mesmo, o que é uma pena pois o blog nos propicia mais espaço e formas de guardar os textos. No Face tudo corre tanto que perdemos de vista !!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de um contato de vcs. Encontrei em alguns documentos do meu avô um verso para o Sr Alfredo e família em agradecimento a hospedagem em 22/12/1949 .

    ResponderExcluir
  8. Respondam por favor tenho a foto até os fones da época tel 45 e 280.

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!